Badasso's Blog

sábado, outubro 23, 2004

CP, mais esse grande monopólio!!!

Fenomenal a actuação da Refer na questão do encerramento do túnel do Rossio na madrugada da passada 6ªFeira (entenda-se de 5ª para 6ª). Levantei-me eu cedinho esperando ir cumprir o meu trissemanal ritual de ir ao barbeiro, que por acaso fica ali nos Restauradores, quando sou surpreendido pela noticia televisionada de que o túnel do Rossio estava a partir dessa madrugada encerrado à circulação ferroviária e assim permaneceria por não menos de 2 meses. 2 MESES!!! Será isto possivel, terei ouvido bem ? Ainda por cima num dia de semana e sem qualquer aviso prévio. Escutei mais uns momentos do comunicado que era efectuado pelo Presidente da empresa, na tentativa de confirmar o que tinha percebido e a confirmação lá estava, 60 dias de obras. Tentava então o senhor explicar que o perigo até era relativo e que muito provávelmente o túnel seria seguro para mais 8 ou 9 meses de utilização. O que ele não conseguiu explicar foi o verdadeiro motivo para esta intervenção extemporânea e disparatada. Não conseguiu ou não quis. Ninguém me convence que de um dia para o outro um túnel deixe de ser seguro. Nem um túnel nem qualquer outra estrutura ou obra pública. O que me parece óbvio é que a malta que tem a seu cargo a manutenção, inspecção e conservação das supra-citadas estruturas anda a dormir na formatura. Ou então os relatórios andam a ficar esquecidos por algumas gavetas...
Claro que quando cheguei à estação para apanhar o comboio para Entrecampos o caos estava instalado. Os sistemas de controlo e aviso de chegadas tinham sido desligados, os comboios faziam fila para entrar nas estações, as pessoas não tinham qualquer tipo de informação sobre o que se estava a passar e a minha habitual viagem para o trabalho que dura no máximo uns 10/12 minutos levou-me desta vez uns suados 25. Vamos lá ver como vão funcionar (ou não) as coisas na próxima 2ª Feira.