Badasso's Blog

domingo, outubro 24, 2004

A chuva, o nevoeiro e a Serra de Sintra

Iniciei hoje uma nova práctica, a dos passeios pedestres. Para os menos informados devo desde já clarificar que se tratam de passeios pedestres e não para pedrastas. Nunca se sabe quem lê isto, é que andam para aí uns tipos... Bem, voltando ao que interessa, fui com uma amiga experimentar e gostei bastante, apesar das infelizes condições meterológicas que nos sairam na rifa para o dia de hoje. De manhã quando saímos de Lisboa chovia a cântaros, pelo que pensámos mesmo voltar para trás. Mas como já nos tinhamos levantado cedo e o mal já estava feito resolvemos ir até ao local da caminhada para ver se o tempo estava melhor. Além disso, como diz a minha amiga e muito bem, é sempre melhor arrependermo-nos por algo que fizemos do que por algo que nunca chegámos a fazer. E lá fomos nós a caminho da Malveira da Serra debaixo de um aguaceiro indescritível, mas esperando sempre por uma aberta que possibilitásse a realização da passeata. Depois de algumas dificuldades em dar com o sítio lá chegámos enfim ao ponto de encontro onde outros caminhantes se juntavam já em animada discussão sobre a segurança que as condições meteorológicas possibilitariam. A maior parte das pessoas estava pronta a efectuar o passeio pelo que os instrutores anuiram a que este se realizásse. Seguiram-se então cerca de 2 horas de trilhos, lama, arvoredo e algumas subidas bem duras, sempre debaixo de chuva intensa e um nevoeiro que impedia que disfrutássemos da belissima vista a caminho do alto da Peninha. Lá chegados e depois de uma retemperadora pausa para a merenda fomos brindados com o aparecimento do sol que finalmente empurrou o nevoeiro durante o tempo suficiente para contemplarmos uma paisagem mágnifica da zona do guincho. A descida efectuou-se já com menos chuva mas acabou por ser bastante dura pelo elevado desnível de algumas zonas e pela irregularidade do terreno. Além disso o cansaço acumulado na subida já se fazia sentir e notava-se uma diminuição geral no ritmo do grupo. A mim já me doiam um pouco as pernas mas claro que não dei parte de fraco, ainda por cima eu era o único que me estava a estrear na modalidade e não queria fazer má figura. Ao fim de 4 horas e meia de caminhadas e de 12 km bem suados chegámos enfim ao fim do percurso, de volta à Malveira da Serra e ao local onde estavam os benditos automóveis. Confesso que estou bastante cansado mas adorei o passeio e espero repetir a experiência dentro em breve.
Para quem estiver interessado em experimentar aqui fica o link da empresa que organizou o percurso de hoje : http://www.sal.pt/ Pesquisando na internet fácilmente se encontram links para outra empresas do mesmo ramo. A idéia é mesmo tirar o rabinho do sofá e fazer um bocado de exercicio físico, ainda por cima quando isso pode ser feito em plena comunhão com a natureza. Porreiro é também o espírito de convivência que se gera em eventos destes, já que se conhece imensa gente. Experimentem que vão gostar.