Badasso's Blog

segunda-feira, agosto 09, 2004

O peso do Monstro

Irresistível o artigo cujo link aqui vos deixo e que nos dá muito que pensar. A todos, como portugueses, como cidadãos, como contribuintes.
Se a leitura a partir de uma certa altura chega a ser repetitiva e desnecessária (rapidamente se percebe a idéia subjacente à coisa) mais interessante será darem uma vista de olhos aos comentários que foram feitos ao post (às dezenas deles).
Já agora aproveito para deixar aqui também o meu testemunho e contributo da experiência que tenho no seio da função pública, onde tenho passado grande parte dos últimos 5 anos, ao serviço da empresa onde trabalho. De tudo aquilo a que tenho assistido e garanto-vos que tenho assistido a situações bem escabrosas, aquilo que me parece mais flagrante e intolerável é o facto de à medida que se vai subindo na hiérarquia menos capazes parecem ser as pessoas. Isto com as devidas excepções como é natural. Cedo se torna óbvio que a partir de certas posições as pessoas que ocupam os cargos fazem-no não por mérito ou competência mas sim porque alguém ali os colocou. Além disso noto que aqueles que têm vontade e capacidade de mudar algo, geralmente as pessoas mais jovens que acabaram de aterrar lá no sítio, rapidamente são postas de parte e rotuladas de incompetentes pela malta mais experiente, que tem como grande mérito saber sempre como as coisas funcionam. Naturalmente que sabem tudo pois repetiram os mesmos gestos mecânicos e vazios de sentido durante a vida inteira, muitas vezes sem sequer se interrogarem das razões por que procediam assim. Desta forma perpetua-se o ciclo vicioso da deseducação do funcionário público, onde os jovens são rapidamente assimilados pela letargia e o deixa andar da malta que mais não faz que esperar pela hora da saída e pelo dia de meter os papéis para a reforma.

1 Comments:

  • Atenção, tal como eu digo também há excepções. Mas são poucos... A generalidade está mal preparado, não sabe fazer, não quer fazer e ainda deita abaixo quem tenta.
    É um ambiente de cortar à faca!!!
    :)

    By Blogger Badasso, at 11 de agosto de 2004 às 19:30  

Enviar um comentário

<< Home