Badasso's Blog

terça-feira, junho 01, 2004

O Verão está à porta

Nem mais, hoje declaro oficialmente aberta a estação estival, acabou-se a chuva e o mau tempo e a partir de agora preparem-se que vai ser calor até Setembro. Sim, eu sei que ainda faltam 20 dias para a inauguração oficial mas se não acreditam eu passo a explicar. Hoje precisei de chegar cedinho ao trabalho, era dia de passar para o ambiente de produção umas quantas funcionalidades porreiras em que tenho andado a trabalhar e que tanto vão facilitar a vida a dezenas senão mesmo a centenas de milhares de portugueses. Fica então feita a minha contribuição mensal para o bem estar social do país. Ora digam lá se eu não sou um tipo porreiro... e modesto, acima de tudo. Ao realizar portanto esta manhã o meu pequeno trajecto diário a pé desde Entrecampos até ao local de trabalho e considerando que era ainda cedo, umas 7:20 da manhã, consegui em apenas 20 minutos de passeio chegar ao emprego a suar que nem um porco, mesmo que passando desesperadamente por todas as sombras que podia encontrar. Ora como podem imaginar é uma experiência extremamente agradável estar já com um certo odor corporal a uma hora tão matutina, para mais contemplando ainda um largo dia de trabalho pela frente. Para melhorar ainda mais a situação cheguei à brilhante conclusão que hoje, que está um calor dos diabos, vesti um fato de inverno, daqueles de lã, dos que os pastores usam em Trás-os-Montes entre os meses de Novembro e Fevereiro. O dia de hoje é claramente para esquecer, vou portanto falar da noite de ontem. Ora ontem, embuído ainda do entusiasmo contagiante que me levou a declarar a minha indepêndencia habitacional e encontrando a conta bancária mais gorda com o salário mensal (não muito mais gorda mas enfim, lembram-se da anedota do etíope ? Pois...) decidi rumar ao Colombo, antro consumista que bastas vezes evitei mas ao qual a extrema concentração de serviços, marcas e produtos dá a vantagem de bem servir o transeunte que se acha com algum dinheiro no bolso. Decidido a prosseguir com o processo de recheio do apartamento avancei destemido por entre os turistas de montras, as dondocas e outros que mais quadrúpedes e energúmenos que por ali pastavam despreocupadamente. Não sendo um visitante habitual do local pensei socorrer-me dos mapas espalhados em bom número pelas encruzilhadas e onde figuram todos os estabelecimentos presentes na área comercial, ainda por cima divididos por actividade e ordenados alfabéticamente. Ora qual não é o meu espanto quando um segurança, ao ver-me percorrer a lista de lojas com ár inquiridor, se aproximou de mim e se ofereceu para me ajudar a encontrar o meu destino. 'Alto ao treino', pensei imediatamente, contendo-me para não recuar receoso perante ele, um segurança do Colombo a querer ser útil e prestável, onde é que estão as câmaras dos apanhados ??? Mas não, a verdade é que o tipo foi extremamente simpático, indicou-me o caminho para a loja onde eu pretendia chegar, inclusivamente dando direcções num português perfeitamente compreensivel e fluente. Só no final da conversa, percebendo um ligeiro retorcimento no sotaque percebi que o rapaz não era lisboeta. Fiquei imediatamente mais descansado. Seguidamente a segunda surpresa da noite, na loja da Portugal Telecom onde fui tratar da instalação do telefone fui atendido por um tipo extremamente amável e competente que se disponibilizou a explicar-me todos os pormenores acerca do serviço (ou da armadilha) que estava prestes a contratar. Eu que já tenho uma certa experiência a contactar com funcionários da referida empresa não pude deixar de me admirar pois sempre pensei que eles só contratavam pessoal com base no elevado grau de alarvidade que demostrassem. Ou muito me engano ou o rapaz que me atendeu não vai durar muito na PT, aquilo não é ambiente para ele. Segui então para aquela que seria a última compra da noite, uma televisão daquelas pequenas para pôr na cozinha, tinha já um modelo em mente que tinha observado no site da Worten. Entrei então pela Worten e dirigi-me ao local onde se deveria encontrar a gama das pequenas televisões, lá estava a Philips de 37 cm que me interessava, a única daquele tamanho com som stéreo. Munido que estava de um carrinho que surripiei do Continente, sou e serei sempre um tipo prevenido e cuidadoso, comecei a revirar os caixotes em busca da minha futura Tv. Estavam lá mais dois modelos da marca, alías bastante parecidos com a tal em termos de aspecto, mas com menos funcionalidades. Surpreendentemente acerca-se de mim um empregado que me pergunta se pode ajudar. Aí ia perdendo as estribeiras, julguei mesmo ter entrado numa dimensão paralela ou então tinha sido teleportado para a Suécia onde, por artes mágicas a malta continuava a falar português. Mas não, aí estava mais um empregado prestável, ofereceu-se para procurar o aparelho e quando não deu por ele dirigiu-se ao armazém para se inteirar da sua disponibilidade imediata. Após 6 ou 7 minutos chegou com a triste noticia de que aquele que estava em exposição era o único exemplar em stock. Desiludido perguntei para quando esperavam receber mais daqueles televisores, altura em que o rapaz, entre gaguejos e hesitações me explicou que, pois, realmente pensava receber mais, mas no entanto não era garantido, talvez sim, compreenda que eu não tenho controle, passe por cá um dia destes, sei lá, talvez no sábado. Agradecendo a boa vontade retirei-me mais aliviado, afinal ainda não tinha dado em maluco.
Balanço da noite consumista, ou mais concretamente de cerca de 3 horas a vaguear pelo Colombo, consegui gastar o ordenado do passado mês mais uma grande parte do próximo, pelo que auguro umas férias em grande passadas na minha casinha a nada mais que pão e água, enquanto contemplo a excelente vista para o Atlântico, que para já ainda é de graça.

1 Comments:

  • não faço ideia como descobriste a minha Zona Franca mas ainda bem.
    Gostei do teu blog (apesar de alguns posts serem um bocado longos) e passarei a vir cá diariamente.
    Obrigado pelo link e já tás também linkado.
    Abraço grande nesta aventura blogueira e escreve muito, Freddy

    By Blogger Freddy, at 5 de junho de 2004 às 18:22  

Enviar um comentário

<< Home